Blog

Os Médicos e Enfermeiros percebem a mesma Realidade?

A relação médico-enfermeiro é definitivamente uma das mais frequentes e talvez a mais importante dentro do ambiente hospitalar. Sendo assim, a percepção sobre os cuidados aos pacientes deveria estar alinhada, porém, parece que esse alinhamento não acontece na maioria dos hospitais.

Segundo um relatório do HealthLeaders Media Industry Survey, os médicos e os enfermeiros percebem suas interações de forma diferente, com destaque para as questões de comunicação e de como os médicos tratam os enfermeiros.  De acordo com o estudo, 42 por cento das chefias de enfermagem, considera que o abuso ou desrespeito por parte dos médicos aos enfermeiros é frequente, enquanto apenas 13 por cento das chefias médicas considera que isso é comum nas suas instituições de saúde.

Uma das principais queixas dada pelos enfermeiros foi que “os médicos não estão dispostos a ouvir por completo as evoluções que os enfermeiros fazem dos pacientes, os interrompem de forma brusca ou até os ignoram”. Por outro lado, a maioria dos médicos disse que não considera essa atitude como desrespeitosa.

Outra contrariedade entre médicos e enfermeiros se deu quando 77% dos enfermeiros disse que a qualidade da sua instituição melhoraria se incrementasse a qualidade com os cuidados de enfermagem para os pacientes, enquanto só 48% dos médicos acreditava nisso.

De acordo com a pesquisa, os enfermeiros também priorizam mais a experiência e a satisfação do paciente e as colocam como o principal dentro do cumprimento das suas funções. Em seguida veem a qualidade clínica e a segurança, e em terceiro a redução de custos e a melhorias dos processos.

Mas, por que os médicos e os enfermeiros têm uma visão tão diferente da mesma realidade?

O estudo não da uma resposta concreta, mas enfatiza que para ter uma verdadeira reforma e evolução dos cuidados da saúde nos hospitais, os enfermeiros deverão ter um papel mais proativo e mais responsabilidades na tomada de decisão e coordenação dos cuidados aos pacientes.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?