Blog

A Motivação dos Funcionários começa na Cultura Organizacional do Hospital.

O capital humano de toda organização tem características próprias e coletivas na sua forma de pensar e agir, e com as quais convive habitualmente, no cotidiano do trabalho.

As formas de pensar, as condutas, as crenças e os símbolos que dão significado a esse contexto, fazem parte da chamada Cultura Organizacional.

A cultura organizacional de um hospital, como em qualquer outro setor, considera-se o conjunto de valores, normas de comportamento, artefatos e padrões que governam a forma como as pessoas interagem dentro do hospital e o modo como se empenham no seu trabalho e enxergam à instituição.

Apesar de que a cultura das organizações de saúde têm uma coluna única, dada na maioria das vezes pelo histórico da própria instituição, aliado à missão, visão e valores organizacionais, são muito suscetíveis a criar uma diversidade de subculturas, correspondentes aos diversos departamentos, classe social e profissões, que convivem, interagem e trabalham juntos no mesmo ambiente.

O hospital cria seus próprios mitos, suas maneiras peculiares de relacionamento.  As pessoas vivem e sobrevivem de acordo com regras estipuladas por elas mesmas, suas necessidades, suas urgências, emergências e a maneira como respondem aos estímulos do meio interno e externo. Tudo isso deve estar gerido pela própria organização, a fim de conhecer a cultura e subculturas e poder dirigi-las e alinhá-las os objetivos da instituição.

Segundo uma pesquisa feita pela Morehead and Associates, uma empresa especializada em medir a satisfação da força de trabalho e compromisso nos hospitais, os funcionários mais comprometidos com a missão, visão e valores da organização hospitalar têm em comum os seguintes comportamentos: Vontade de “ir além”, exercendo um esforço adicional a suas funções, energia e entusiasmo para o seu trabalho, lealdade à organização, orgulho da organização vontade para recomendar a organização como um lugar para se trabalhar e para receber assistência à saúde e maior satisfação em geral.

Outro ponto interessante que a pesquisa mostrou, foram as declarações que esses funcionários usaram para descrever sua satisfação e motivação com a cultura organizacional do hospital:

  • Meu hospital fornece atendimento de alta qualidade e serviço,
  • Eu gosto do trabalho que faço,
  • Meu chefe faz bom uso de minhas habilidades e capacidades,
  • Meu hospital realiza seus negócios de forma ética,
  • Esta instituição trata os funcionários com respeito,
  • Meu salário é justo para minhas atribuições e experiência na área da saúde,
  • Tenho confiança na liderança da alta administração,
  • A segurança do paciente é uma prioridade no meu hospital,
  • Meu hospital da uma força para equilibrar meu trabalho e minha vida pessoal.

Todas essas declarações estão cheias de orgulho, certo? Mas a melhor declaração dita por um funcionário foi “Eu sinto que faço parte deste hospital”.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?